VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Prefeitura faz Pit-Stop visando chamar atenção para Outubro Rosa em Itabuna

Nesta sexta-feira, dia 15,  Pit-Stops nos principais semáforos da cidade  de Itabuna vão chamar a atenção da população, particularmente das mulheres em idade fértil, para o Outubro Rosa na série de eventos organizados pelo Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. Nesses locais haverá distribuição de panfletos.


Os impressos alertam a comunidade sobre o câncer de mama e do colo do útero e a importância dos cuidados preventivos. Também haverá exposição de faixas, lembrando a importância do Outubro Rosa. A ação contará com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A programação inclui ainda o “Outubro Rosa com Educação em Saúde”,  na próxima quarta-feira, dia 20. O evento será realizado das 8 às 12h30min na Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e contará com uma série de palestras ministradas por mastologista, ginecologista, psicóloga e os integrantes do Grupo Se Toque.

As palestras serão destinadas aos professores da Rede Municipal de Ensino e têm o objetivo de orientar a categoria a repassar, em sala de aula, o conhecimento e informações sobre a doença e a forma de prevenção para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher do Departamento da  Atenção Primária, Katiane Reis Andrade, explicou que o Outubro Rosa, celebrado anualmente, é uma campanha de conscientização que tem como principal finalidade alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Katiane destaca a necessidade de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, que resultam na redução da mortalidade. “O Outubro Rosa também chama a atenção das mulheres para a importância da consulta médica e da mamografia, além de estimular o autoexame das mamas por meio do toque”, ensina.

Para concluir, Katiane informa que o câncer uterino também tem diagnóstico preventivo, por meio do exame de citologia. Ela lembra que esse tipo de exame é simples e pode ser realizado nas Unidades Básicas e de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. “Não faltam cotas para o exame citológico, o que significa que pode ser feito todos os dias”, afirma a coordenadora.


Curta e Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Leia Também