Josias Gomes – O diálogo e a sensatez são o melhor caminho para solucionar uma greve

Mas o bom senso deve prevalecer em ambas as partes nas negociações. Este é um ponto importante a ser avaliado na greve dos professores universitários da Bahia.

Reconhecemos a fundamental importância de todos os profissionais da educação. Confiamos na tese de que a educação é uma prioridade dos bons governos.

Um debate que não podemos perder de vista é a capacidade que o Estado tem de honrar os compromissos com os servidores. Em entrevista no Canal Livre da Band, Rui levantou um dado relevante: 90% do orçamento da educação vêm dos Estados e municípios e apenas 10% do Governo Federal.

Não é segredo para ninguém que o Nordeste e a Bahia vêm sendo boicotados desde o golpista Temer, o que dificulta bastante conseguir recursos do Governo Federal.

Administrar um Estado do tamanho da Bahia não é tarefa fácil, temos inúmeras demandas: educação, saúde, infraestrutura, segurança etc. Se não soubermos gerir as finanças públicas, corremos o risco de ficarmos iguais a outros Estados que atrasam ou parcelam os salários dos servidores.

Acredito que a proposta do Governo atende boa parte das reivindicações dos professores da universidade estaduais. Rui já se comprometeu em liberar as promoções, mudar o plano e a estrutura de cargos. Serão 900 promoções, o que vai gerar um investimento na ordem de quase R$ 20 milhões. Além de investimentos de R$ 36 milhões em laboratórios, infraestrutura nas universidades.

Os sindicatos dos professores devem buscar um consenso junto ao Estado.

A greve paralisou as atividades de mais de 40 mil alunos. Sem contar que a categoria decretou greve antes mesmo de tentar qualquer negociação junto ao governo e vem mantendo uma postura intransigente, muitas vezes, com viés político-partidário.

Somos um partido e governo de base trabalhadora. O que nos une é muito maior do que nos separa. Precisamos construir juntos uma alternativa para que as universidades retomem as aulas e os alunos possam dar continuidade às suas atividades acadêmicas.

Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Ba, licenciado e atualmente Secretário de Desenvolvimento Rural.
Se concorda, compartilhe.