Arataca ganha fabrica de chocolate nesta quarta feira

Nesta quarta-feira (12), o município de Arataca ganhará uma fábrica escola do chocolate. A unidade será inaugurada, a partir das 15h, no Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, no Assentamento Terra Vista.

Com capacidade para produção de 800 kg/mês de chocolate e de 2 toneladas/mês de nibs de cacau, a instalação vai contribuir para a formação de cerca de 2 mil alunos por ano, a partir da pedagogia da alternância – método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano.

REFERÊNCIA

Referência em agricultura familiar e agroecologia, aliando educação e sustentabilidade, o Assentamento Terra Vista, criado em 1992, foi uma das primeiras áreas de reforma agrária no sul da Bahia.

São 910 hectares, sendo 300 hectares de cacau-cabruca e 313 hectares de Mata Atlântica. Nele, 55 famílias produzem cerca de 5 mil arrobas por ano de cacau 100% orgânico. Parte do cacau é destinada à produção do Chocolate Terra Vista, produto premium que já foi apresentado no Salão do Chocolate de Paris.

Em 2012, o Terra Vista conquistou a certificação orgânica do IBD para a produção cacaueira. Os viveiros também são certificados e constam no cadastro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



One Response to “Arataca ganha fabrica de chocolate nesta quarta feira”

  1. Anônimo

    Será que vai ser como a cooperativa cooafba de Coaraci que foi contemplada com uma fábrica de chocolate da agricultura familiar que tomar o da cooafba e dero para o sem terra de Ibicaraí quem conheceu o chocolate da bahia cacau que participou de grandes eventos hojem a cooafba ta do jeito que ta SÓ foi usada para espandi esse projeto e depois fizero o que fizero invadido à fábrica e tomar o da cooafba chocolate bahia cacau cade o chocolate jaksovagne q você apresento em Paris .

Comentários fechados.