Parada Geral da CIPRv – Itabuna Ciclo de Palestras – Palestrantes Dr. Júlio Brito Filho e Sub Ten PM Cristian Araújo

Conforme Planejamento do Comando da Unidade Especializada , foram realizadas na manhã do dia 13 de novembro de 2018, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) palestras alusivas ao Novembro Azul e Prevenção ao Estresse, Depressão e Suicídio, em consonância com orientação do Comando Geral da PMBA, Cel PM Anselmo Brandão, para os policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Itabuna.

O objetivo foi de socializar conhecimentos aos milicianos acerca dos fatores de risco e prevenção relacionados ao câncer de próstata, estresse e doenças psiquiátricas decorrentes, bem como mostrar a existência de tratamentos e melhoria da qualidade de vida para as situações especificadas.

A primeira palestra foi proferida pela Sub Ten PM Cristian Araújo, que também possui formação em Psicologia, com o tema “Cuidando da Saúde Mental” onde foram abordados assuntos relacionados à depressão, ao estresse e ao suicídio.

O objetivo foi passar informações sobre como o corpo reage (efeitos físicos e psicológicos) quando o indivíduo encontra-se com estresse, as dificuldades enfrentadas e sinais de reconhecimento percebidos pelo meio social, chegando a afetar relações familiares e de trabalho.

Na oportunidade a palestrante expôs fatores importantes que podem ajudar a diagnosticar a depressão e outras doenças, causadas pelo estresse. Relatou também como preveni-las e indicou algumas formas de tratamento. “Essa é uma iniciativa do Departamento de Promoção Social da PMBA, através da Caravana Social – Oficina de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Qualidade de Vida para a prevenção da depressão e do suicídio, onde o conhecimento que foi adquirido na formação será de suma importância nas intervenções que poderão ser realizadas posteriormente” informou.

Logo após, o médico urologista, Dr. Júlio Brito Filho, palestrou sobre o tema “Cancer de Próstata, diagnóstico, prevenção e tratamentos”, onde passou informações importantes sobre esse tipo de câncer, seus sintomas e possíveis formas de cura e qualidade de vida do paciente. Segundo ele, quanto mais cedo e preciso o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura. “É importante que haja prevenção. O câncer de próstata tem cura, se diagnosticado cedo. Em caso de dúvidas, fale com seu médico, pois, ele poderá esclarecer suas dúvidas”, além de ter apresentado os fatores potenciais que possibilitam alterações da próstata, doenças recorrentes do trato urinário do homem, noções de anatomia do órgão reprodutor masculino, esclarecendo dúvidas surgidas pelos policiais militares.

O Maj PM Edson José Ferreira de Brito Júnior destacou a necessidade de se informar a respeito dessas possíveis doenças para que haja prevenção. “A necessidade de cuidar do corpo e da mente faz parte do nosso cotidiano. Tudo isso é para que possamos cuidar um do outro e por esse motivo temos a iniciativa de levar para os policias o conhecimento necessário através dessa palestras, que por sinal foram bastante proveitosas, com informações valiosas para a saúde física e mental”. Disse ele.

Além disso, durante a parada foram homenageados os aniversariantes do mês de novembro, bem como premiação do PM Padrão, categorias oficial e praça do mês de novembro. E, como não poderia deixar de ser, foi realizada uma homenagem para à saudosa Subtenente PM Edney Lima Reis, que chefiava o Setor de Qualidade e Telemática (SQT) da Unidade, falecida em 26 de outubro, deste ano.



Deixar um comentário