Inscrições para a Série B do Baianão 2017 se encerram em 13 de janeiro, e Presidente da FBF afirma que Itabuna e Grapiuna não ira disputar

Estão abertas, desde 13 de dezembro, as inscrições para a Série B do Baianão 2017. Os clubes interessados em disputar uma vaga na elite do maior estadual do Norte/Nordeste do país têm até 13 de janeiro para garantir presença na competição.

Para se inscrever, além de preencher o requerimento, cada clube precisa cumprir uma série de requisitos. Entre as exigências estão laudos técnicos expedidos pelos órgãos e autoridades competentes do estádio a ser utilizado no campeonato, dispor de mando de campo com medidas regulamentares e autorizado pelo proprietário através de declaração de cessão, renovar licença de funcionamento, apresentar a ata de eleição e posse da diretoria, diretores e respectivos cargos; possuir certificado de autorização para a prática de futebol profissional, expedido pela CBF.

Cada clube só poderá mandar seus jogos na sua cidade de origem. Não serão aceitas mudanças de mandos de campo para outros municípios.

Outro requisito para a disputa da Série B é ter disputado, nos três últimos anos, campeonato de categoria Profissional promovido e dirigido pela Federação Bahiana de Futebol, de acordo com o estabelecido no Art. 1º da RDI-FBF nº 11/08 de 19 de dezembro de 2008. As agremiações também precisarão efetuar o pagamento das taxas às tesourarias da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Toda a documentação exigida deve ser ORIGINAL e entregue no Setor de Protocolo Geral da FBF dentro do período estabelecido. Caso contrário, a inscrição será indeferida.

A Série B do Baianão 2017 será iniciada no mês de março. Assim como em 2016, apenas o campeão garantirá o acesso à Série A do ano seguinte.

Neste ano, o Atlântico garantiu a única vaga na elite ao derrotar o Teixeira de Freitas na final. O clube de Salvador fará sua estreia na Série A do Baianão 2017.

Em entrevista a uma rádio da cidade de Itabuna, O presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, afirmou que o Grapiuna Atletico Clube e o Itabuna Esporte Clube não teria possibilidade de disputar o Campeonato Baiana, já que o estádio da cidade de Itabuna não foi passado na vistoria, está totalmente irregular para disputar um campeonato.