100 CRIANÇAS E ADOLESCENTES RECEBEM TRATAMENTO E ORIENTAÇÃO DE SAÚDE BUCAL ATRAVÉS DO PROGRAMA AABB COMUNIDADE

IMG-20150814-WA0030

IMG-20150814-WA0019

IMG-20150814-WA0024

As crianças do Programa AABB Comunidade participaram nesta quinta-feira (13), de uma palestra com a dentista Dra. Maria das Graças, dando início a ação educativa e preventiva odontológica que procederá com outras etapas. A palestra teve início às 14 horas e aconteceu nas instalações do Clube AABB de Itabuna, local onde são realizadas as atividades do Programa.

O Programa Integração AABB Comunidade consiste em uma proposta socioeducativa, desenvolvida nas AABBs, que integra família, escola e comunidade. Atende ao total de 100 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos incompletos, estudantes da rede pública de ensino.

É uma parceria da Prefeitura Municipal de Itabuna por meio da Secretaria de Assistência Social, Fundação Banco do Brasil, Federação das AABBs e Lions Clube Itabuna Centro. Atende atualmente 100 crianças e adolescentes, matriculados na rede pública de ensino, onde participam de oficinas diversificadas, tais como: letramento, matematização, dança, capoeira, música, natação, futebol de campo, futebol de salão, handebol, recreação e vôlei.

A palestra foi desenvolvida com objetivo é de ensinar aos educandos hábitos que contribuem para a saúde bucal e esclarecer dúvidas sobre como escovar adequadamente os dentes e a língua.

Esta ação conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e esta é sua primeira etapa, que prosseguirá com tratamento odontológico in loco, que ocorrerá no posto de saúde Lavínia Magalhães, a partir da próxima semana e durará até o final desse segundo semestre.

A dentista Dra. Maria da Graças acompanha o programa desde 2014 fez demonstrações para as crianças e proporcionou um momento de escovação supervisionada e aplicação de flúor.

Leisa Perelo de Almeida, Coordenadora do Programa AABB Comunidade acredita que esta ação terá grande impacto no dia a dia dos nossos educandos. “Uma vez conscientes de como cuidar da boca, esse aprendizado tende a ser posto em prática no seu cotidiano de forma autônoma. O programa continuará estimulando a prática desses ensinamentos em sua rotina, através da escovação após o lanche.” Concluiu Leisa.

O Programa Integração AABB Comunidade consiste em uma proposta socioeducativa, desenvolvida nas AABBs, que integra família, escola e comunidade. Atende ao total de 100 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos incompletos, estudantes da rede pública de ensino.

O AABB Comunidade é uma parceria da Prefeitura Municipal de Itabuna por meio da Secretaria de Assistência Social, Fundação Banco do Brasil, Federação das AABBs e Lions Clube Itabuna Centro. Suas atividades acontecem nas instalações do Clube AABB de Itabuna, nos dias de terça, quarta e quinta-feira diretamente com os educandos. Durante o período em que estão no programa, participam de oficinas diversificadas, tais como: letramento, matematização, dança, capoeira, música, natação, futebol de campo, futebol de salão, handebol, recreação e vôlei.

Além das oficinas citadas, o programa tem desenvolvido o PROJETO CINE AABB COMUNIDADE, onde são projetados, quinzenalmente, para as crianças e adolescentes, filmes diversificados, com temáticas previamente selecionadas de acordo a faixa etária dos mesmos. Nesta última quinta-feira o Cine foi direcionado às crianças de 06 a 12 anos que assistiram ao filme “O Mágico de Oz”, no intuito de despertar a discussão de questões como: família, superação, amizade, autoestima e perseverança. “O Cine AABB Comunidade tem como objetivo envolver os educandos em um momento de lazer e ludicidade através da discussão de temáticas que provocam a reflexão de valores importantes para a constituição da cidadania. Os educandos mostram-se bastante motivados e envolvidos para as sessões, bem como para as discussões estimuladas através dos filmes. Leisa Perelo – Coordenadora Pedagógica”.